Para instalar os arquivos de tradução e ter seu jogo rodando nos computadores atuais você vai precisar de alguns itens básicos:

Ultima VII: Isso mesmo, você precisará do jogo Ultima VII original (pode ser o CD, disquetes, você pode ter conseguido ele na net, etc). Uma boa pedida é comprar o jogo no site gog.com (link na página de Referências).

Exult: É um projeto multiplataforma para se poder jogar o Ultima VII nas diversas plataformas atuais (Leia-se Windows, Mac OS X, Linux, OpenBSD, FreeBSD, Android, Zaurus, Amiga, Dingoo, Sony PSP, PocketPC, etc.), e o mais importante, ele permite rodar arquivos com patches que são os arquivos de tradução. Eu estou rodando a última versão estável (1.4.9rc1).

Arquivos de Tradução: Esta é a parte fácil, você pode baixar o que foi traduzido aqui no site e colocar na sua pasta patch do exult e teoricamente o jogo já estará traduzido (ou pelo menos parcialmente já que o projeto está em andamento).

Como proceder?

Uma vez que você adquiriu o jogo de alguma forma, você precisa encontrar onde está a pasta de sistema. provavelmente uma pasta chamada U7 com duas pastas dentro ULTIMA7 e SERPENT.

Por enquanto vamos nos concentrar na pasta ULTIMA7 que é pra qual estamos trabalhando na tradução. Copie esta pasta para um local de seu gosto. Pode eliminar todos os arquivos no interior desta pasta desde que deixe intactas as pastas GAMEDAT e STATIC que são as pastas que realmente importam para o exult. Agora se não quiser, pode deixar tudo intocável também... sem problemas.

O próximo passo é instalar o exult. Recomendo a versão estável. Se você está no Windows o instalador perguntará onde os jogos estão instalados. Caso você esteja em outro sistema, você terá que realizar a primeira parte da configuração na mão.


Primeiramente localize o arquivo exult.cfg no seu sistema:

- Nos sistemas UNIX você pode encontrá-lo em $HOME/.exult.cfg
- Mac OS X salva ele em ~/Library/Preferences/exult.cfg
- Windows 95, 98, 98 SE e NT4.0 salva o exult.cfg na pasta onde você instalou o Exult (por padrão C:\Arquivos de Programas\Exult)
- Windows ME salva o exult.cfg em C:\Windows\Dados de Aplicativos\Exult
- Windows 2000 e XP salva o exult.cfg em LOCAL_APPDATA\Exult, que se aponta para C:\Documents and Settings\SeuUsuario\Configurações Locais\Dados de Aplicativos\Exult
- Windows Vista e Windows 7 também salvam o exult.cfg em LOCAL_APPDATA\Exult, porém nestes sistemas é apontado para "C:\Users\SeuUsuario\AppData\Local\Exult"
- No Windows 2000, XP, Vista e 7 você pode rapidamente acessar esta pasta executando "shell:Local AppData\Exult" no menu "Executar..." do menu iniciar.

(fonte: Documentação oficial do Exult)



Agora você deve indicar onde está localizada a pasta que você deixou separada pro jogo através da chave < path >, por exemplo, no meu Mac o jogo está localizado na pasta /Users/thomazrb/U7/ULTIMA7 então necessito dentro da chaves < game > e < blackgate > acrescentar a chave path com esse valor. Meu exult.cfg atual está da segunde forma:


 
  
  1
  
  
   
    
    /Users/thomazrb/U7/ULTIMA7
    
    
    (default)
    
    
    (default)
    
    
    /Users/thomazrb/U7/ULTIMA7/patch
    
   
   
    
    /Users/thomazrb/U7/SERPENT
    
    
    (default)
    
    
    (default)
    
    
    /Users/thomazrb/U7/SERPENT/patch
    
   
  
 
 
 
 Aspect Correct Centre
 
 
 Bilinear
 
 
  
  yes
  
  
  no
  
  
  no
  
  
  no
  
  
  no
  
  
   
   0
   
   
   original
   
   
   no
   
  
  
  8
  
  
  yes
  
  
  yes
  
  
  0
  
  
  yes
  
 
 
E caso tenha interesse em verificar o meu antigo exult.cfg no Windows, o início do seu código estava da seguinte forma:

 
  
   
    
    C:\Users\Thomaz\GOG.com\The Complete Ultima VII\Ultima 7
    
    
    (default)
    
    
    C:\Users\Thomaz\GOG.com\The Complete Ultima VII\Ultima 7\patch
    
   
Percebe-se que ambos tem além do caminho dos arquivos do jogo (path) a chave < patch> preenchida com uma pasta patch dentro do jogo. Esta pasta não existe originalmente e independente da plataforma que o Exult foi instalado, esta configuração terá que ser criada manualmente. Basta criar a pasta e editar o arquivo Exult.cfg como mostra acima.

Para maiores detalhes de como editar e o que editar neste arquivo, ou caso ainda tenha dúvidas, você pode consultar a Documentação oficial do Exult - Configurações do exult.cfg.


A partir deste ponto o jogo já está funcionando via Exult. Caso você abra o Exult e ele diz que não encontrou os arquivos do jogo verifique os diretórios pois você fez algo errado.

Para jogar o jogo traduzido, basta ir na página de Downloads aqui do site e baixar os arquivos já traduzidos. Estes arquivos devem ser colocados dentro da pasta patch que você criou.

Uma vez lá dentro, reinicie o Exult e os diálogos do jogo ficarão traduzidos (ou pelo menos os que já foram traduzidos pela equipe do projeto).