WinMerge, o "Kompare" para Windows

O Linux, mais precisamente o KDE tem uma ferramenta fantástica, um visualizador de diferenças em arquivos chamado kompare. Como no linux eu trabalho muito com desenvolvimento, é útil para comparar 2 arquivos de códigos e verificar as mudanças.

O Windows é mais para jogo, então não precisava de ferramenta deste tipo. Porém agora com o blog senti a necessidade de comparar alguns códigos PHP, como por exemplo o tema do blog, que saiu uma versão mais nova e eles não possuem um changelog decente informando onde foram feitas as mudanças.

2 opções... reiniciar no linux ou procurar algo semelhante para windows... optei pela segunda já que daria também um post legal aqui no blog.

E por incrível que pareça encontrei um software muito bom (e livre), o
WinMerge. Nele podemos verificar o conteúdo de diretórios inteiros (Figura 1) ou simplesmente o de um único arquivo (Figura 2).

Postei as figuras para explicar melhor sua utilização abrindo os 2 diretórios, o do tema versão 1.9.3 e o do tema versão 1.9.4.

WinMerge compando diretórios

Como dito, na Figura 1 temos a comparação de diretórios. Mostrando no topo da janela (1) os dois diretórios. Ele identifica se arquivos de textos são idênticos ou diferentes (2) e também se arquivos binários como figuras são idênticos ou diferentes (3).

WinMerge comparando arquivos



Na Figura 2 temos a comparação entre arquivos. Tem uma barra lateral à esquerda que mostra em que altura do arquivo tem mudanças (A) neste exemplo existiam 2 linhas com mudanças, uma no começo e uma no fim do arquivo. E a parte onde tem o código do arquivo, mostrando as linhas com mudança na cor laranja, e a mudança em si num tom mais claro de laranja (B).

Recomendo.

Site:
http://winmerge.org

blog comments powered by Disqus